top of page
Buscar

Os cinco corpos do Yoga - Uma visão integrativa do Ser Humano

Atualizado: 18 de jun. de 2024

O Yoga é uma ciência que enxerga o ser humano de forma integrativa, buscando despertar a consciência de nossa completude. Nessa perspectiva, o corpo é considerado de maneira holística, abrangendo também os aspectos sutis que transcendem a forma física.


Somos a manifestação da energia cósmica, que se condensou e tornou-se matéria.

Nosso estado original é o todo (Brahma). Deste estado de plenitude, emerge um corpo individualizado de luz e bem-aventurança (Anandamaya Kosha). A partir deste corpo, nosso ser toma forma e adquire uma consciência, um corpo de sabedoria e conhecimento (Vijnanamaya Kosha). Dessa consciência, surgem os pensamentos e as emoções (Manomaya Kosha), que se canalizam em correntes de energia, o Prana (Pranamaya Kosha). Essas correntes, por sua vez, se materializam e ganham forma física (Annamaya Kosha).


O modelo dos cincos koshas (cinco corpos) está contido no Taittiriya Upanishad. De forma breve e resumida, são eles:


5 - Annamayakosha - O Corpo Físico

O corpo físico é frequentemente considerado como o veículo ou o templo da experiência humana. Quando o corpo está equilibrado e saudável, cria-se um ambiente propício para a prática espiritual e a exploração das dimensões mais sutis da existência. A jornada do Hatha Yoga começa com a atenção ao corpo físico, à medida que a saúde e o equilíbrio são cultivados, os praticantes podem expandir sua exploração para as dimensões mais sutis da existência, avançando em direção à integração do ser. Ou seja, o Equilíbrio e a saúde do corpo físico cria uma fundação firme para a exploração e integração com as dimensões dos corpos mais sutis.


Annamayakosha refere-se a camada física, ao corpo material. É a camada mais densa e palpável sustentada pelos alimentos. Composta pela anatomia e fisiologia dos sistemas corporais e pelos 5 elementos da natureza.


Os Asanas (posturas) otimizam o funcionamento dos sistemas corporais, assim como contribuem para o equilíbrio dos elementos. Cada postura de yoga é projetada para impactar diferentes partes do corpo, órgãos internos e sistemas, proporcionando uma série de benefícios físicos, mentais e energéticos.


* Os Asanas não são apenas exercícios físicos, mas uma parte integrante do sistema holístico do Yoga, abordando não apenas a saúde física, mas também a mental e energética. Eles desempenham um papel vital na busca do equilíbrio e da integração total do ser humano.


4 - Pranamayakosha - Corpo energético

Dimensão associada à energia vital (Prana). É a camada de energia vital, onde o Prana (energia vital) flui e se manifesta. A respiração é o principal veículo no recebimento e distribuição do Prana do Corpo energético.


Composto pela anatomia sutil: Prana Vayus, Chakras e Nadis.

O fluxo livre do Prana é essencial para a saúde dos Sistemas Corporais e para o equilíbrio psicoemocional. Quando este fluxo encontra-se bloqueado de forma crônica desequilibrios se estabelecem, podendo comprometer a saúde integral do ser.


Os Asanas otimizam a respiração, contribuindo para o restabelecimento do fluxo de Prana.


3 - Manomayakosha - Corpo mental

Formado pelo universo dos pensamentos e das emoções, incluindo crenças limitantes e padrões emocionais. Esta dimensão está intimamente relacionada à nossa habilidade de lidar com fatores estressantes da vida e com a qualidade de nossa saúde energética e física, já que os pensamentos e emoções podem criar padrões respiratórios restritivos e tensões corporais crônicas.


Os Asanas convidam a dissolução de tensões pscioemocionais, aliviando o estresse e possibilitando o relaxamento, contribuindo para a serenidade mental e emocional.


2 - Vijnanamayakosha - Corpo de sabedoria

É a camada de consciência e sabedoria, onde a individualidade toma forma e consciência. Abrange a capacidade discriminativa da mente, nossa “testemunha-interior”, o “Eu-observador”, que quando desperta, tem a habilidade de reconhecer crenças e condicionamentos que estreitam nossos pensamentos e nos fazem reagir emocionalmente às situações.


Ao acolher esses padrões com objetividade e clareza, sem julgamento ou rejeição, dá-se início ao processo natural de dissolução dos mesmos, com consequente expansão dos horizontes e possibilidades ao longo de nossa jornada de vida.


Os Asanas convidam o despertar do Eu-observador, desenvolvem o poder da concentração e cultivam a equanimidade, essencial para o desabrochar da clareza mental.


1 - Anandamayakosha - Corpo de bem-aventurança

Refere-se à camada de bem-aventurança, representando a essência pura e luminosa do ser humano. É formado pelo universo das qualidades essenciais que refletem o Ser real. Entre elas estão o contentamento, o sentimento de liberdade, plenitude e paz interior. 


Elas desabrocham naturalmente em nossas vidas, à medida que as crenças limitantes são dissolvidas.


As experiências de bem-aventurança vivenciadas ao longo da jornada espiritual são reflexos de nosso grau de conexão com esse kosha mais sutil, e apontam em direção à nossa Essência.


Os Asanas servem de palco para o desabrochar dessas qualidades essenciais.


0 - Brahman (O Absoluto)

A pura consciência, o Todo. Consiste na realidade última, o todo cósmico, a energia fundamental que permeia o universo, o princípio da totalidade e da unidade, que transcende os cincos Koshas.


Maya = Natureza | Kosha = Corpo

Anna = alimento | Prana = Energia | Mano = Mente | Vijna = Sabedoria | Ananda = bem-aventurança

Fonte: Guia Prático de Posturas de Yoga - GUIPPY - Yoga Integrativa - Joseph e Lilian Le Page

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Instruções para a prática de Yoga

1. Roupas Adequadas: Utilize roupas confortáveis que permitam liberdade de movimento, como as de academia, evitando peças apertadas ou...

 
 
 

Comments


Amar Studio - Yoga e Terapias

2024 - Criado por Bevy Design

bottom of page